O jogo usa elementos do New Super Mario Bros e, inclui pela primeira vez em um jogo da série Mario Bros., capacidade para multiplayer de até quatro jogadores simultaneamente. É jogado no estilo clássico, com o controle do Wii na horizontal. Alguns movimentos tais como o salto e os ataques são executados com as teclas, outros, como o giro no meio do ar e agarrar outros jogadores são executados agitando o controle do Wii. De acordo com a demo da E3 2009, estarão disponíveis os seguintes personagens: Mario (jogador um), Luigi (jogador dois), e dois toads: um amarelo (jogador três) e um azul (jogador quatro). Quando um jogador morre ele pode recomeçar o jogo se um dos outros jogadores bate uma bolha que aparece na tela com o jogador dentro. Os itens vêm em quantidades múltiplas, dos blocos de itens, ou das bolhas que flutuam perto na tela. Itens novos foram adicionados, incluindo a Propeller Suit que permite os jogadores voem e a Penguin Suit que permite que os jogadores congelem os inimigos. Uma das novidades é a presença de Yoshi no jogo. Quando jogado no modo cooperativo, o jogo igualmente caracteriza elementos do competidor, tais como a tentativa do jogador ter a maioria de pontos ou de moedas, similares à Legend of Zelda: Four Swords. As classificações para cada jogador são dadas no fim de cada em nível, incluindo o stats tal como os inimigos derrotados, as moedas coletadas, e pontos totais. O criador de Mario Shigeru Miyamoto, confirmou durante sua entrevista da mesa redonda no E3 2009 que o jogo não caracterizará para múltiplos jogadores on-line. O jogo será o primeiro jogo no Wii para caracterizar o "Demo Play", onde os jogadores que perderem 8 vidas em uma fase, poderão deixar que o jogo mostre como terminar o nível para eles, não passando de fase, apenas mostrando como passar, com o jogador podendo parar e voltar a jogar a qualquer hora.
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